Regulamento 2023

by kartnation Janeiro, 2021

Regras Gerais

  1. O KartNation ocorre entre os meses de Fevereiro e Dezembro, divido em 12 etapas;
  2. Cada etapa é composta por treino classificatório, seguido de corrida;
  3. As etapas finais (11ª e 12ª) ocorrerão no mesmo dia, sendo consideradas etapas distintas, com classificação e corrida como em qualquer outra etapa ocorrida anteriormente;
  4. SuperKN (SE OCORRER) - Excepcionalmente na 6ª etapa (SuperKN), não haverá treino classificatório e a ordem de largada será com grid invertido, de acordo com a pontuação do campeonato, considerando cada categoria, largando na frente os pilotos da categoria LIGHT e em seguida os pilotos da categoria PRÓ;

Categorias

As categorias são divididas como segue:

  1. PRÓ:
    a. Pilotos já consagrados campeões, vice campeões e 3º colocados no campeonato Kartnation ou em qualquer outro campeonato.
    b. Que tenha aproveitamento superior a 25% da pontuação do campeonato Kartnation ou até o 6º colocado em qualquer outro campeonato
    c. Oriundos de campeonatos de automobilismo (Turismo e Fórmula)
  2. LIGHT:
    a. Pilotos com participação no campeonato Kartnation com aproveitamento inferior a 25% da pontuação disputada por ele
    b. Pilotos iniciantes e sem experiência em kart
    c. Pilotos que já participaram de algum campeonato mas que não adquiriram os níveis técnicos mencionados nos itens anteriores
  3. Excepcionalmente, a critério da diretoria do Kartnation, poderá ser discutido o enquadramento correto de um piloto, em uma das categorias, observando seu histórico esportivo

O Campeonato

  1. Serão declarados campeões de cada categoria, o piloto que somar o maior número de pontos
  2. Em caso de empate na pontuação, o desempate será da forma como descrito no item 4, do capítulo SISTEMA DE PONTUAÇÃO e seus sub ítens
  3. Campeonato Geral: Será declarado campeão aquele que somar o maior número de pontos dentre todos os participantes de todas as categorias
  4. Campenato Duplas, será computado da seguinte maneira:
    a. Será criado um Campeonato “paralelo”, disputado em duplas
    b. As duplas serão compostas por 1 piloto da categoria PRÓ e 1 piloto da categoria LIGHT
    c. As duplas serão formadas mediante sorteio a ser realizado em data pré estabelecida pela diretoria do Kartnation e divulgada com antecedência no grupo de whatsapp do campeonato
    d. A pontuação do Campeonato Geral, será a somatória de pontos de cada piloto em cada etapa disputada, considerando-se os pontos de bonificação de cada um
    e. Não haverá descarte de pontos para o Campeonato Geral
    f. Serão declarados campeões do Campeonato Geral, a dupla com maior somatória de pontos
    g. Em caso de empate, o desempate seguirá a mesma regra descrita no item 2 desse capítulo
    h. Caso não se atinja um número igual de pilotos de cada categoria, as duplas poderão ser formadas por pilotos da mesma categoria, considerando-se 1 piloto com maior pontuação obtida no campeonato do ano anterior + 1 piloto com menor pontuação obtida no campeonato do ano anterior

Escolha dos Karts

  1. Os pilotos não poderão escolher os karts.
  2. Tomaremos como base a ordem como os karts estarão dispostos no box do kartódromo sendo do mais próximo para o mais distante e; se houver mais de uma fila de karts, da direita para a esquerda ou seguindo recomendação do kartódromo.
  3. Os pilotos serão ordenados através de sorteio a ser realizado um ou dois dias antes da corrida.
  4. O primeiro piloto da lista pegará o primeiro kart, vide ordenação acima descrita, e assim por diante para os demais pilotos.
  5. Os pilotos convidados, não farão parte do sorteio dos karts e os mesmos, seguirão a ordem das filas dos karts, por ordem de inscrição, após o último sorteado participante do campeonato.

OBS. Os karts a serem utilizados em cada etapa, serão os que houverem melhores condições técnicas e custo benefício, podendo ser de 13hp ou de maior potência, de acordo com a disponibilidade de cada kartódromos

Troca de Kart

  1. Os pilotos poderão trocar de kart, somente na classificação.
  2. Caso haja quebra ou defeito do kart após a classificação, somente o kartódromo poderá solicitar a substituição, mantendo o piloto na mesma posição de largada
  3. Caso haja quebra ou defeito do kart, após a classificação e, a pedido do piloto, seja substituído, esse devera largar dos boxes ou na área de saída dos karts, após o ultimo kart ter passado à frente dele ou, quando a área de box ou saída dos karts for afastada do grid, após a bandeirada ou sinalização de largada
  4. O piloto só terá direito a uma troca de kart na classificação para a corrida e, após a 2ª troca, esse deverá largar dos boxes, ou área de saída dos karts, após o último passar por ele ou, quando a área de box ou saída dos karts for afastada do grid, após a bandeirada ou sinalização de largada
  5. Os pilotos só terão direito a 4 trocas de kart POR ANO
  6. Contará como troca de kart, inclusive as vezes que foram trocados mais de uma vez na etapa e que gerou a largada do piloto, feita dos boxes ou área de saída dos karts
  7. Se ocorrer a 5ª troca, o piloto perde a bonificação de pontos do campeonato.
  8. Havendo a 6ª troca, será subtraído 25 pontos da soma total obtida pelo piloto no campeonato e assim ocorrerá a cada troca posterior a essa

Lastro dos Karts

  1. 1. Os karts serão lastreados, para que sejam atingidos no mínimo 90kg, ou seja, o peso do piloto com os lastros deve ser de no mínimo 90kg. Exemplo: Se o piloto pesa 79kg para alcançar no mínimo os 90kg necessários, o lastro deverá ser de 15kg. 79+15=94kg

Contestação de Resultado

  1. A contestação do resultado deverá ser informada logo após o término da corrida, ainda no kartódromo, para algum dos membros da diretoria que acompanharão o piloto até a administração do kartódromo, quando houver necessidade, para validação do resultado e dos motivos das punições.
  2. A decisão pelo ajuste do resultado será definida pelo kartódromo cabendo à diretoria validar e aprovar a correção quando cabível

Reclamação sobre condutas antidesportivas

  1. Entenda-se por MÁ CONDUTA DESPORTIVA, toda manobra ou disputa fora das regras que rege o automobilismo mundial, suas categorias e sub categorias, que lese e/ou prejudique um oponente ou que venha a servir de vantagem a um competidor, mesmo que não lesione ou prejudique um oponente
  2. Toda reclamação dessa natureza, deverá ser levada ao conhecimento de um dos membros da diretoria do Kartnation, imediatamente ou, quando não for possível, em até 4 horas após o evento
  3. A reclamação deverá ser fundamentada com base em provas como; fotos, vídeos, câmera on board, resultado em folha impressa oficial do kartódromo e testemunhas, quando houver
  4. A diretoria acatará a reclamação e procederá de acordo com o item 2 do capítulo CONDUTA

Sistema de Pontos


Descritivo da pontuação

  1. A pontuação do campeonato seguirá os mesmos critérios da Formula Indy.
  2. A PIOR pontuação de cada piloto será descartada;
  3. BONIFICAÇÃO POR FREQUENCIA:
    1. Todos os pilotos iniciarão a temporada com 50 pontos.
    2. Caso ocorra UMA falta por qualquer natureza, esta pontuação será REDUZIDA para 25 pontos.
    3. Caso ocorra SEGUNDA falta por qualquer natureza, a bonificação deixa de existir (0 pontos).
  4. Critérios de desempate: Caso existam mais de um piloto com a mesma quantidade de pontos, os seguintes critérios serão empregados para o desempate na ordem abaixo:
    1. Maior número de baterias disputas
    2. Maior número de vitórias
    3. Maior número de 2º colocação nas baterias disputadas
    4. Maior número de 3º colocação nas baterias disputadas
    5. Maior número de 4º colocação nas baterias disputadas
    6. Ordem alfabética

Pagamentos e Fundo de Reserva

  • O fundo de reserva destina-se a manutenção, divulgação e premiação do campeonato, sendo a contribuição no valor de R$15 (quinze reais) por bateria tanto para os inscritos no campeonato como para os convidados.
  • Os pagamentos deverão ocorrer por meio de transferência bancária apenas.
  • A data limite para pagamento será divulgada junto com a chamada da bateria
  • Caso o piloto não pague dentro do prazo estipulado e tenha se inscrito para a bateria, o mesmo não participará do sorteio dos karts.
  • Não serão mais aceitos pagamentos realizados diretamente ao kartódromo
  • Os dados bancários para pagamento serão informados através do nosso grupo do WhatsApp

OBS. Haverá premiação com troféus para os campeoões do campeonato de Duplas.

Premiações

Os critérios de premiações ao final do campeonato são os seguintes:

  • 1º Lugar: Troféu + Inscrição gratuíta para o KN 2022
  • 2º Lugar: Troféu + Inscrição gratuíta para o KN 2022
  • 3º Lugar: Troféu + Inscrição gratuíta para o KN 2022
  • 4º Lugar: Troféu + Inscrição gratuíta para o KN 2022
  • 5º Lugar: Troféu + Inscrição gratuíta para o KN 2022
  • 6º ao 30º Lugar: Brinde

Bateria Especial SuperKN

  • 1º ao 3º Lugar: Troféu
  • 4º ao 6º Lugar: Medalhas
  • + Troféu homenageado KartNation
  • + Sorteio Capacete

Conduta

O campeonato KartNation foi criado entre amigos para amigos, por isso má conduta ou atos antidesportivos não serão tolerados.

Em caso de incidente, o piloto infrator será automaticamente direcionado ao grupo “KN Under Investigation”. O processo será avaliado pelo corpo diretivo do KN, o qual deve deliberar pelo deferimento ou não da punição, conforme abaixo:

  • Punição leve – perda de 10 pontos
  • Punição média – perda de 25 pontos
  • Punição grave – perda de 50 pontos
  • Punição gravíssima – suspensão do campeoanto ou, em caso reincidente, banir do campeonato KartNation

Obs. A critério da comissão julgadora, que será sempre composta dos membros da diretoria + 3 pilotos sorteados aleatóriamente para cada evento, poderá as penas acima, serem acrescidas ou substituídas com:
• Perda de posições no grid de largada para a etapa seguinte a qual o piloto participar
• Suspensão da próxima etapa que o piloto tiver interesse em participar

Disposições Finais

  • Toda e quaisquer mudanças após a aprovação e divulgação desse regulamento, deverá ser realizada através de adendos, podendo ser ou não, incorporadas ao regulamento do ano seguinte.

Vídeos Explicativos